Detetar o cancro da mama numa fase precoce é fundamental para aumentar a esperança no tratamento. Uma investigação conjunta entre a universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e a universidade Yang Ming Chiao Tung, em Taiwan, criaram um dispositivo que consegue detetar o cancro da mama em cinco segundos apenas com uma amostra de saliva.
Os resultados mostraram-se bastante promissores e foram publicados no Journal of Vacuum Science & Technology. Trata-se de um dispositivo com biossensores que detetam biomarcadores de cancro.
Leia Também: Identificada área do cérebro que responde a ameaças
"Este dispositivo é uma excelente escolha porque é portátil, do tamanho da mão, e pode ser reutilizável. O tempo do teste é inferior a cinco segundos por amostra, o que o torna altamente eficiente", revela Hsiao-Hsuan Wan, um dos autores do estudo.
"Especialmente em países em desenvolvimento, tecnologias avançadas, como a ressonância magnética, podem não estar prontamente disponíveis. Esta tecnologia é mais económica, com a tira de teste a custar alguns cêntimos e a placa de circuito reutilizável a ficar-se pelos cinco dólares [4,67 euros]."
Leia Também: SPP: Portugal está no "nível zero" na luta contra o cancro do pulmão