A halitose é um dos sintomas mais comuns de disbiose intestinal "um desequilíbrio no intestino causado pela redução de espécies de bactérias benéficas, acompanhado, muitas vezes, pela proliferação de espécies prejudiciais ao nosso bem-estar", explica a rede de saúde CUF.
São várias as causas. Níveis elevados de stress e ansiedade, má higiene oral, uso de medicamentos (antibióticos), mudanças na alimentação e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são algumas delas. Pode também ser um efeito secundário de determinadas doenças ou tratamentos, como a quimioterapia, no caso do cancro.
Leia Também: Devíamos todos usar esta especiaria mais vezes (o cérebro agradece)
Este desequilíbrio da flora intestinal pode causar vários sintomas. Distensão abdominal, gases, diarreia ou obstipação, dor abdominal; dor de estômago e mau hálito estão entre os mais habituais.
A CUF acrescenta ainda que podem ocorrer efeitos mais graves, como fadiga crónica, problemas digestivos, refluxo gástrico, azia, intolerâncias alimentares, inflamação e dor nas articulações, bem como problemas de pele, como acne, psoríase ou erupções cutâneas, ansiedade ou depressão.
Leia Também: Três coisas que todas as refeições 'amigas' do intestino devem incluir