Tendência viral do TikTok pôs 'meio mundo' a espalhar sebo bovino na cara
A prática não é bem vista por todos.
© Shutterstock
Lifestyle Cuidados de pele
Nasceu no TikTok uma tendência de 'skincare' que consiste em aplicar sebo bovino no rosto para deixar a pele com um aspeto saudável, sem borbulhas e hidratada, como se pode perceber pelos hastags #beeftallow e #beeftallowskincare, que se tornaram populares na rede social de vídeos. Apesar de ser uma prática antiga, não é bem vista por todos e preocupa dermatologistas, que questionam a sua segurança e alertam para o risco de reações adversas, infeções cutâneas, obstrução de poros e até problemas mais sérios devido à falta de estudos científicos que comprovem a eficácia desta técnica.
"Obter esses óleos de origem animal, como a carne bovina, não seria a minha primeira escolha, dadas as preocupações com contaminação, cheiro e não serem seguros para consumidores veganos", diz a dermatologista Caren Campbell ao Everyday Health.
Ao mesmo portal, a dermatologista Jenny Liu afirmou que também é contra a utilização de gordura animal e outras mezinhas caseiras para a pele. "Não sou fã de cuidados DIY para a pele, nem creio que o uso de ingredientes 'naturais' seja melhor", realçou.
Leia Também: Do rosto ao corpo, o que há de novo para experimentar
Por sua vez, Joshua Zeichner, professor associado de dermatologia no Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, defende que "existem poucos riscos associados à aplicação em aplicar sebo bovino na pele", ainda que "certamente existam hidratantes cosmeticamente mais elegantes e bem formulados".
O especialista acrescenta que a substância contém os mesmos tipos de gordura encontrados no camada externa da pele. "Ao aplicá-la na pele, proporciona benefícios emolientes para suavizar as células ásperas da superfície da pele, [bem como] benefícios de hidratação", diz.
Leia Também: Para um cabelo como o de Jennifer Aniston, peça um 'fluffy lob'
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com