Através de alimentos contaminados é possível apanhar hepatite A. "Comer alimentos manuseados por alguém com o vírus e que não lava bem as mãos" pode ser uma forma de ficar infetado, explica a Mayo Clinic. Por isso, é que se torna importante lavar bem a fruta, como é o caso dos morangos, que começam a aparecer em força nesta época.
A União Europeia tinha deixado um alerta sobre morangos vindos de Marrocos que estavam contaminados e que foram colocados à venda em Espanha.
Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde já tinha descartado qualquer ligação entre os casos no país e o consumo de morangos contaminados.
Ainda assim, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional, aqui citada pelo agregador de blogues HuffPost, deixou algumas dicas para lavar os morangos.
Leia Também: Surto de hepatite A em Portugal. Como se transmite? Quais os sintomas?
São sugestões úteis para eliminar o risco de hepatite, como também outro tipo de problemas. Em primeiro lugar, explicam que não deve retirar as folhas nem lavá-los na torneira. A pressão da água pode acabar por danificá-los e alterar o sabor.
Assim, deve encher um recipiente com água morna e colocá-los no interior. Passe os dedos pelos morangos de forma suave. Não os deixe muito tempo no interior para não ganharem muita água.
Seque com a ajuda de um pano ou papel de cozinha. Referem que não deve colocá-los no frigorífico depois de lavados, pois acabam por deteriorar-se. Na água pode também juntar um pouco de vinagre. Se optar por esta solução, enxague novamente.
Leia Também: Hepatite A em morangos? "Só 10% das mercadorias de Marrocos é analisada"