Se o seu objetivo é eliminar manchas de calcário, pode recorrer a soluções caseiras e amigas do ambiente. Porém, como sublinha a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, "não espere mais do que um modesto desempenho". Estas mezinhas "não têm poder de fogo contra todo o tipo sujidade, sobretudo a mais instalada".
A primeira consiste em usar ácido cítrico puro sobre os depósitos de calcário e diluído, na proporção de uma chávena de café num litro de água. "Por ser um ácido bastante forte, tem um elevado poder anticalcário. Contudo, não é eficaz a eliminar restos de sabão, nem previne a formação de calcário", ressalva a Deco.
Leia Também: Da próxima vez que usar detergentes para o WC, lembre-se disto
O vinagre também pode ser usado puro, para eliminar calcário, e diluído, também na proporção de uma chávena de café para um litro de água, se o objetivo for limpar a sujidade. "Ao atuar durante, pelo menos, cinco minutos, elimina algum calcário nas superfícies horizontais. Não é agressivo para os materiais, nem para o utilizador. O principal inconveniente é o cheiro."
Já o bicarbonato de sódio deve ser usado diluído. De acordo com a Deco, "duas colheres de sopa para um litro de água é a proporção certa". "Pouco eficaz a eliminar o calcário, remove a sujidade, devido a um ligeiro efeito abrasivo dos grãos de pó. Apesar de seguro e inodoro, tem o inconveniente de deixar vestígios nas superfícies. Assim, depois da aplicação da mistura, faça um enxaguamento", recomenda
Leia Também: Siga estas dicas para limpar o colchão (a última é a mais fácil)