Três vegetais essenciais que todos devíamos comer, segundo uma médica
Uns amam, outros odeiam.
© Shutterstock
Lifestyle Alimentação
Quer goste deles ou não, existem três vegetais que todos deveríamos comer, defende a médica Deborah Lee, da Farmácia Online Dr Fox, sublinhando que podem ajudar a reduzir o risco de cancro e a diminuir o colesterol e a pressão arterial.
Ao Daily Express, a especialista começou por falar sobre as razões que o devem levar a consumir couve de Bruxelas com frequência. Rica em vitaminas e antioxidantes, "neutraliza o stress oxidativo e, como tal, reduz o risco de doenças crónicas, incluindo pressão alta , diabetes tipo 2 , doenças cardíacas e demência", destacou.
Leia Também: Nutricionista recomenda alimentos aliados da tiroide
Além disso, os brutos também podem ajudar a reduzir o risco de cancro. "Os glucosinolatos são substâncias encontradas nos vegetais crucíferos - couve, couve-flor e brócolos - que lhes conferem o sabor amargo. Vários estudos demonstraram que a ingestão regular de glucosinolatos reduz o risco de cancro do intestino. Os brotos também são ricos em fibras e ajudam a garantir um saudável funcionamento do intestino, além de reduzir o colesterol", referiu também.
Sobre quantidades, a médica recomenda uma porção de couve de Bruxelas, ou seja, cerca de 80 gramas ou uma chávena, duas a três vezes por semana. "Comer muitos brotos pode causar excesso de gases, inchaço e flatulência. Além disso, não exagere nos brotos se estiver a tomar anticoagulantes, pois a grande quantidade de vitamina K nos brotos pode reverter os efeitos", advertiu.
Leia Também: Colesterol perigosamente alto? Nutricionista indica o que comer e evitar
Outro vegetal que todos devíamos consumir é o espinafre. "O espinafre é rico em nitratos, que são vitais porque ajudam a controlar a pressão arterial. Contém grandes quantidades de antioxidantes que neutralizam o stress oxidativo e reduzem a pressão arterial", diz a médica. E, acrescenta: "Acredita-se que níveis mais elevados de nitratos protegem contra o cancro de estômago".
O espinafre também é rico em fibras, que "ajudam-nos a sentir saciados durante mais tempo, a controlar o apetite e o peso, garantem que os alimentos passam ao longo do trato gastrointestinal à velocidade correta, apoiam a função digestiva, previnem a obstipação e também reduzem a absorção do colesterol".
A especialista recomenda o consumo de duas colheres de sopa cheias de espinafre cozido duas a três vezes por semana.
Leia Também: Neurocientista aponta três alimentos que nos envelhecem mais depressa
'E o terceiro alimento que devemos comer mais vezes, qual é?', pergunta muito bem o caro leitor. "É muita rica em fibras, o que é essencial para uma boa saúde intestinal, a digestão e a função intestinal e evita a absorção do colesterol do intestino para a corrente sanguínea", afirma a médica, referindo-se à beringela.
"Contém grandes quantidades de antocianinas que conferem à casca uma cor púrpura profunda. Foi demonstrado que comer duas a três porções de antocianinas por semana reduz o risco de doenças cardíacas em 323%. Comer antocianinas também pode reduzir a pressão arterial e os níveis de marcadores inflamatórios na corrente sanguínea. As antocianinas também podem reduzir a inflamação neural no cérebro", realça.
Deborah Lee disse também que a berinjela contém uma substância chamada nasunina, que "é um poderoso antioxidante". "Acredita-se que tenha propriedades protetoras contra o cancro, além de reduzir a pressão arterial."
Um terço de berinjela ou 80 gramas é o suficiente para obter os seus benefícos.
Leia Também: Com a ajuda destes alimentos, baixa o colesterol. Palavra de médica
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com