Dorme sempre muito pouco e mal? Temos más notícias. Investigadores encontraram uma ligação entre dormir menos de sete horas (quase) diariamente e um aumento significativo na tensão arterial ao longo do tempo.
É a conclusão de uma análise a 16 estudos realizados entre janeiro de 2000 e maio de 2023 e que avaliaram a incidência de hipertensão em mais de um milhão pessoas de seis países
Leia Também: Os riscos que está a correr quando dorme com uma almofada alta
Descobriram assim que "a curta duração do sono foi associada a um maior risco de desenvolver hipertensão", algo comprovado apesar dos fatores demográficos e de risco cardiovascular.
Mais especificamente, concluíram que "dormir menos de sete horas estava associado a um aumento de 7% do risco de desenvolver hipertensão arterial", número que "aumentava para 11% quando a duração do sono era inferior a cinco horas".
"É necessária mais investigação para avaliar a associação entre a duração do sono e a hipertensão arterial utilizando métodos mais precisos, como a polissonografia, um método para avaliar a qualidade do sono com maior precisão", explica Kaveh Hosseini, um dos líderes do estudo.
Leia Também: Dormir mal faz com que se sinta uma década mais velho, diz estudo