Cancro da próstata. Sintomas da doença grave de que O. J. Simpson padecia

O ex-jogador de futebol americano, de 76 anos, protagonizou um dos casos mais mediáticos de sempre. Travava uma luta contra um tumor na próstata.

Notícia

© Jason Bean-Pool/Getty Images

Notícias ao Minuto
11/04/2024 15:59 ‧ 11/04/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

O polémico jogador de futebol americano O.J. Simpson morreu aos 76 anos, vítima de um cancro da próstata. A ex-estrela da NFL, que saiu ilibado do homicídio da sua ex-mulher Nicole Brown e do seu amigo, Ron Goldman, nos anos 90, encontrava-se a fazer quimioterapia.

O número de doentes com cancro na próstata tem disparado nos últimos anos. Em 2020, foram registados 1,4 milhões de casos em todo o mundo. Em 2040 é esperado que sejam diagnosticados 2,9 milhões, segundos dados publicados na revista científica Lancet.

Leia Também: Rastreio do cancro do pulmão? "Permitirá salvar cerca de 20% dos doentes"

Em Portugal, é o mais frequente em indivíduos com mais de 50 anos, afetando cerca de seis mil portugueses por ano. Os sintomas são muitas vezes silenciosos. "Ao não dar sintomas - exceto em fases muito avançadas - muitas vezes as queixas são as de um valor alterado de PSA [(antigénio específico da próstata] em análises de rotina", explicou  o urologista José Palma dos Reis, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. "Os doentes procuram o urologista em função de sintomas relacionados com a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), situação muito frequente no mesmo grupo etário e, essa sim, frequentemente causadora de sintomas e é no decurso da investigação da HBP que é detectado um foco de carcinoma da próstata, para além da HBP. Ainda assim, é importante realçar que a HBP, isto é, o aumento de volume da próstata, não é, de todo, um fator de risco para o desenvolvimento de carcinoma da próstata", elucidou o médico.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro indica que, "geralmente, os sintomas de cancro da próstata incluem: problemas urinários; incapacidade de urinar, ou dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina; necessidade frequente de urinar, principalmente à noite; fluxo de urina fraco ou intermitente; dor ou ardor durante a mição, dificuldade em ter uma ereção; sangue na urina ou no sémen; e dor frequente na zona inferior das costas, nas ancas ou na zona superior das coxas.

Leia Também: Cancro de Kate. É normal sentir tristeza quando um famoso adoece?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas