Descoberta promissora. Veneno de sapo pode ser antidepressivo?
Um grupo de investigadores avaliou o seu potencial como agente terapêutico.
© Shutterstock
Lifestyle Doenças mentais
Apesar de os casos de depressão não serem todos iguais e, por isso, os tratamentos variarem, o que um estudo veio recentemente concluir é que um veneno de sapo, da espécie Incilius alvarius, pode ajudar a combatê-la.
O artigo, publicado na revista Nature, comprovou o potencial de um composto específico da substância 5-MeO-DMT no tratamento de doenças como a depressão e a ansiedade em ratos. Os autores do estudo acreditam que estes psicadélicos atuem através de uma interação com os recetores de serotonina, um neurotransmissor essencial na comunicação celular e o responsável pela boa disposição, por exemplo.
Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)
Estas descobertas "sugerem uma via potencial para o desenvolvimento de medicamentos para as perturbações neuropsiquiátricas", afirmam os cientistas, salientando, no entanto, que "são necessárias mais investigações para avaliar se estas descobertas se podem traduzir em seres humanos".
O grupo da Icahn School of Medicine, nos Estados Unidos, analisou o modo como o 5-MeO-DMT interage com um tipo de recetor de serotonina chamado 5-HT 1A e modificou a estrutura do composto psicodélico em diferentes locais, criando variantes para serem testadas. Os cientistas estabeleceram comparações com LSD e medicamentos concentrados no 5-HT 1A, e descobriram que o composto do veneno de sapo consegue um efeito antidepressivo e ansiolítico semelhante.
Os investigadores desenvolveram uma variante do 5-MeO-DMT cuja eficácia foi testada em ratos. Foi então que verificaram que produzia uma atividade semelhante à dos antidepressivos.
Leia Também: Implemente estes hábitos na sua rotina para manter o coração saudável
--
Serviços telefónicos de apoio emocional em Portugal
SOS Voz Amiga (entre as 16 horas e as meia-noite) - 213 544 545 (número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660
Conversa Amiga (entre as 15 e as 22 horas) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159
Telefone da Esperança (entre as 20 e as 23 horas) - 222 080 707
Telefone da Amizade (entre as 16 e as 23 horas) – 228 323 535
Todos estes contactos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24), o contacto é assumido por profissionais de saúde. Deve selecionar a opção 4 para o aconselhamento psicológico. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
Leia Também: Os alimentos que nos provocam mais gases (nenhum deles é o feijão)
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com