Meteorologia

  • 08 SEPTEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 26º

Joana Barrios: "Faço companhia a muita gente e inspiro outra tanta"

A apresentadora está de volta 24Kitchen para mais uma temporada de 'À La Barrios'. Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, promete novas receitas e ainda mais fáceis de replicar. Confessa que adora o programa e quer que "continue viçoso por muitos e bons anos".

Joana Barrios: "Faço companhia a muita gente e inspiro outra tanta"
Notícias ao Minuto

11:07 - 03/06/24 por Adriano Guerreiro

Lifestyle Entrevista

O bom carinho que o público tem para consigo deixa Joana Barrios "mal habituada". Quando anda na rua, só recebe "miminhos e elogios muito bons". Desta forma percebe que o programa que tem no 24Kitchen, o ‘' La Barrios', é o escape de muitas pessoas.

"Faço companhia a muita gente, inspiro outra tanta, é um privilégio", revela em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Joana está de volta ao canal para mais um temporada de ‘À La Barrios’. Estreia esta segunda-feira às 21 horas.

Os episódios serão emitidos de segunda a sexta-feira e há várias novidades a não perder, como é o caso de dois episódios especiais gravados em Macau. "A visita gastronómica é apaixonante, a possibilidade de experimentar uma riqueza tamanha não poderia ser deixada ao acaso."

Joana Barrios fala ainda de como consegue ter sempre ideias para novos pratos, da paixão pelo teatro e também do que gostava de fazer no futuro.

 Notícias ao Minuto Os episódios podem ser vistos de segunda a sexta-feira© 24Kitchen  

Como foi gravar esta temporada?

Foi muito intenso, porém muito tranquilo, porque a equipa é a mesma desde o início e é uma operação muito bem oleada.

O que foi mais desafiante?

Não posso dizer, mas uma receita ou outra.

O que vamos poder ver de novo?

Vamos poder ver uma Joana ainda mais descontraída e divertida, com receitas ainda mais simples e fáceis de replicar.

Leia Também: Lisboa à Prova. Sete restaurantes lisboetas recebem prémio máximo


Como é feita a seleção dos pratos para esta temporada?

É um pingue-pongue entre mim e o realizador, Pedro Bravo, de acordo com os temas e aquilo que achamos que pode ser mais divertido, causar bons momentos de entretenimento, mas também de sabor.

Testa-os sempre primeiro antes de os fazer em frente à câmara?

Claro! Há riscos desnecessários que não vale a pena correr.

Há sempre um dia em que o cansaço bate mais forte e a mim dá-me para rirOs pratos foram todos feitos à primeira nas gravações ou teve de repetir algum? 

Não houve nenhuma repetição. Mais uma vez, são fáceis de fazer em casa.

Houve assim algum episódio engraçado que nos possa contar? 

Há sempre um dia em que o cansaço bate mais forte e a mim dá-me para rir até ir às lágrimas. O Pedro [Bravo, realizador] faz sempre questão de deixar esses momentos nos episódio. Por isso respondo que vejam atentamente.

Nesta temporada, foi a Macau gravar dois episódios. Qual o motivo e o que podemos esperar?

Faz referência a um episódio anterior, em que se refere a minha tia, que vive em Macau há décadas, e que é para mim uma grande referência a todos os níveis. A visita gastronómica é apaixonante, a possibilidade de experimentar uma riqueza tamanha não poderia ser deixada ao acaso, por isso fizemos as malas e lá fomos.

Como tem sido o 'feedback' do público? Recebe muitos comentários? Como lida com eles?

Costumo dizer que estou muito mal-habituada, porque no plano da vida real, no contacto direto com as pessoas, só recebo miminhos e elogios dos muito bons. Faço companhia a muita gente, inspiro outra tanta. É um privilégio.

É fácil continuar a ter ideias para tantas receitas?

Na verdade sim, não vou mentir, porque estou muito exposta à gastronomia, é uma linguagem que gosto de experimentar e utilizar para comunicar, por isso sim, é fácil. 

Antes de fazer este tipo de programas, tinha alguma referência no género ou quis fazer algo por si?

Já sabia mais ou menos o que era cozinhar em formato televisivo. Aqui no ‘À La Barrios’ temos um formato altamente concentrado na receita. De repente, em estúdio, como o ‘show’ é todo concentrado em mim, e vindo do teatro, tenho o complexo de ‘não deixar a cena cair’, e vou falando, cantando, dizendo piadas, tudo o que me vem à cabeça durante os processos. Os episódios têm temas, sou eu que os escolho, vai daí é começar a improvisar. Troco essas bolas com o Pedro Bravo, que está na mesa de realização também a comentar, quebro a quarta parede e a quinta e a sexta e lá vou eu por aí fora. Depois há um processo de edição e montagem que favorece aquilo que o espectador perceciona como formato e que parece um dado adquirido, mas que é no fundo o resultado de várias cabeças a intervir sobre um mesmo objeto. E depois há uma receita pelo meio.

Ao apresentar a receita existe todo um texto que não é apenas sobre a preparação em si. Há piadas e contextos. Como é criar estes textos? Ficam sempre decorados a cada episódio?

Não decoro nada. Divirto-me apenas a ir deixando fluir. As piadas estão ancoradas em temas da atualidade, cultura popular, política, arte, tanta coisa.

Tem alguma influência no processo de edição? Gosta de dar alguma dica ou deixa tudo nas mãos a quem de direito? 

Não senhora, essa arte não é a minha.

Que projetos tem mais na calha? Que próximos planos existem, que nos possa contar?

Terei um 'A-GOSTO' muito divertido no meu Instagram, como tive o ano passado com 'SALADAS A-GOSTO', em colaboração com o estúdio Graficalismo. Continuarei pela Antena1 a fazer o Refeitório e depois pronto, é tentar não acumular demasiado, que é o meu problema.

Gostava de continuar a fazer televisão desta forma ou existe um outro tipo de conteúdo que gostasse de fazer?

Adoro muito o 'À La Barrios', a equipa, o 24Kitchen e tudo o que a este programa está associado, pelo que desejo que continue viçoso por muitos e bons anos. Adoro ser uma Princesa do Disney+ um pouco por todo o mundo, por exemplo. Envolve muito amor e eu adoro isso. Gostaria muito de trabalhar em ficção para televisão ou plataformas ou cinema, na parte da escrita, e o teatro, que é a minha paixão que jamais deixarei. É difícil ter mais do que dois amores, como o Marco Paulo, mas se fosse fácil também não teria graça nenhuma.

Leia Também: Fome de conhecer novos restaurantes? Temos 24 novidades imperdíveis

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório