De acordo com um estudo apresentado no início do mês de junho, os medicamentos antidiabéticos usados para emagrecer com semaglutide, o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy, melhoram a sensibilidade do paladar, alterou a expressão genética na língua, responsável pela perceção do sabor, e alterou a resposta do cérebro aos sabores doces.
Então, mais especificamente, os investigadores da Universidade de Ljubljana, na Eslovénia, analisaram o impacto do agonista dos recetores GLP-1 (GLP-1RA) semaglutide na perceção do paladar. Para isso, atribuíram aleatoriamente, a uma amostra de 30 mulheres, um miligrama de semaglutide ou um placebo.
Leia Também: 'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos secundários do antidiabético
Depois, ao longo de 16 semanas, os cientistas mediram a sensibilidade do paladar de cada uma das participantes utilizando tiras com diferentes concentrações de quatro sabores básicos.
Graças a isto, concluíram que as participantes tratadas com semaglutide sofreram alterações na perceção do sabor, na expressão dos genes das papilas gustativas e na atividade cerebral em resposta a estímulos de sabor doce, explicam os investigadores.
Leia Também: Ozempic pode ajudar a diminuir o risco de doenças renais em diabéticos