Estudo. Medicamentos usados para emagrecer podem alterar o paladar

Existem múltiplos relatos de efeitos secundários dos antidiabéticos utilizados para perder peso. É possível que também cause mudanças no paladar.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/06/2024 08:39 ‧ 14/06/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

De acordo com um estudo apresentado no início do mês de junho, os medicamentos antidiabéticos usados para emagrecer com semaglutide, o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy, melhoram a sensibilidade do paladar, alterou a expressão genética na língua, responsável pela perceção do sabor, e alterou a resposta do cérebro aos sabores doces. 

Então, mais especificamente, os investigadores da Universidade de Ljubljana, na Eslovénia, analisaram o impacto do agonista dos recetores GLP-1 (GLP-1RA) semaglutide na perceção do paladar. Para isso, atribuíram aleatoriamente, a uma amostra de 30 mulheres, um miligrama de semaglutide ou um placebo.

Leia Também: 'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos secundários do antidiabético

Depois, ao longo de 16 semanas, os cientistas mediram a sensibilidade do paladar de cada uma das participantes utilizando tiras com diferentes concentrações de quatro sabores básicos. 

Graças a isto, concluíram que as participantes tratadas com semaglutide sofreram alterações na perceção do sabor, na expressão dos genes das papilas gustativas e na atividade cerebral em resposta a estímulos de sabor doce, explicam os investigadores. 

Leia Também: Ozempic pode ajudar a diminuir o risco de doenças renais em diabéticos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas