"É muito normal e extremamente comum sentir fome durante o período menstrual, assim como nos dias que o antecedem", afirma Shahzadi Harper, um médico, citado na edição britânica da Cosmopolitan. Explica que isto acontece porque "a hormona progesterona está mais dominante durante esta parte do seu ciclo, enquanto os seus níveis de estrogénio estão a diminuir". Isto também faz com que fique "mais sonolenta e mais propensa a mudanças de humor".
Então, mais especificamente, "ambas as hormonas podem afetar os níveis de grelina e leptina, duas hormonas que regulam a fome e a sensação de saciedade", explica Bryony Henderson, outra médica.
Já "o estrogénio e a progesterona podem alterar o equilíbrio destas hormonas e, consequentemente, levar a alterações na fome e no apetite", acrescenta a especialista.
Explica ainda que "as mesmas flutuações hormonais no estrogénio e na progesterona podem desencadear desejos por tipos específicos de alimentos, como hidratos de carbono e doces".
Por último, afirma que "o corpo pode sofrer uma perda temporária de certos nutrientes, como o magnésio", ou seja, "o desejo de comer certos alimentos pode, na realidade, indicar o desejo do corpo de reabastecer as reservas".
Leia Também: Médica esclarece alguns dos mitos mais comuns sobre menstruação