Taylor Swift ajuda os fãs a superar distúrbios alimentares, diz estudo
É possível que a cantora norte-americana tenha ainda mais impacto do que muitos pensam. Leia as conclusões de uma nova investigação.
© Getty Images
Lifestyle Saúde
Taylor Swift, cantora norte-americana, tem um impacto significativo em quase todas as áreas incluindo na saúde mental dos seus fãs. Sim, leu bem. É possível que a estrela da pop ajude os fãs a combater distúrbios alimentares, concluiu um novo estudo, feito na Universidade de Vermont, nos Estados Unidos.
Segundo os investigadores, o efeito deve-se à relação parassocial dos fãs com a cantora, combinada com a abertura de Taylor Swift e as referências a distúrbios alimentares e a imagem corporal no seu trabalho.
Leia Também: Sete perguntas e respostas sobre síndrome do pânico
Para o estudo, disponibilizado na ScienceDirect, os cientistas analisaram cerca de 200 publicações nas redes sociais sobre a estrela pop, assim como mais de oito mil comentários de fãs sobre ela, distúrbios alimentares e imagem corporal.
Descobriram assim que a abertura da artista sobre as suas próprias lutas com a alimentação e a imagem corporal reduziram o estigma e ajudaram a inspirar a recuperação dos fãs. Não conseguiram associar este efeito a outras celebridades.
Caso não saiba, Taylor Swift falou sobre a luta contra a perceção do seu peso e os padrões de beleza física que as mulheres enfrentam em geral no seu documentário 'Miss Americana', lançado em 2020.
Lizzy Pope, uma das autoras do estudo, citada no DailyMail, explica que "os resultados sugerem que os fãs que se sentiam altamente ligados a Taylor Swift foram influenciados a mudar positivamente os seus comportamentos ou atitudes em relação à alimentação ou à sua imagem corporal devido às revelações e mensagens de Swift na sua música".
Leia Também: Psicóloga aponta três coisas que pode fazer por si após um dia difícil
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com