Covid-19 ataca cérebro de forma semelhante à esquizofrenia, diz estudo
A descoberta foi divulgada recentemente na revista European Archives of Psychiatry.
© Shutterstock
Lifestyle Coronavírus
O impacto da Covid-19 no cérebro é semelhante ao da esquizofrenia, revela um estudo elaborado por investigadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Instituto D’Or e do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais, no Brasil, que foi publicado na revista European Archives of Psychiatry. A investigação comprovou que ambas as doenças aceleram o envelhecimento cerebral. Além disso, aumentam o risco de diabetes.
Anteriormente, já havia sido confirmado que pessoas com esquizofrenia apresentavam um risco superior de desenvolverem formas graves de Covid-19. Foi para perceber essa relação que os autores deste estudo iniciaram esta investigação, que veio provar várias semelhanças entre as patologias.
Leia Também: Covid longa. Estudo diz que resposta imunológica melhora após dois anos
Os cientistas compararam cérebros de pessoas que morreram de Covid-19 com os de indivíduos que padecem de esquizofrenia. "Esperávamos encontrar mais diferenças do que semelhanças, já que uma das condições é uma infeção viral aguda e a outra é uma doença que acontece desde o neurodesenvolvimento, com base genética, mas observámos o contrário", disse Daniel Martins-de-Souza, da Unicamp, principal autor do estudo, em entrevista à Agência Bori.
Refere também que ambas criam estados inflamatórios que aceleram o envelhecimento cerebral e modificam os processos de comunicação do cérebro com o organismo, acrescentando que, a longo prazo, esta combinação pode contribuir para deficiências cognitivas e sintomas psiquiátricos.
O mesmo estudo concluiu que a Covid-19 e a esquizofrenia podem aumentar, de forma semelhante, o risco de diabetes, por alterarem a forma como o corpo processa os carboidratos, sobretudo a glicose, atrapalhando a forma como o organismo controla o açúcar em circulação no sangue.
Leia Também: Coronavírus pode ficar nos espermatozoides até 110 dias após a infeção
O que fazer se apresentar sintomas de Covid-19:
Mantenha a calma e evite deslocar-se aos hospitais. Fique em casa e ligue para o SNS 24 (808 24 24 24). Escolha a opção 1 (para outros sintomas deve escolher a opção 2) ou 112 se for emergência médica. Siga todas as orientações dadas e evite estar próximo de pessoas, mantendo uma distância de, pelo menos, dois metros.
Leia Também: Se julga que já sabe de tudo sobre Covid-19, desengane-se
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com