É assim que deve lavar os biquínis e fatos de banho

Siga os conselhos da Deco.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/07/2024 21:36 ‧ 22/07/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dicas de lavandaria

"Maiôs e biquínis são feitos de tecidos sintéticos, como nylon ou poliéster" e, por isso, "podem reter odores ou danificar-se com alguma facilidade", alerta a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, sublinhando que "se os lavar convenientemente, pode fazê-los durar mais tempo". Só tem de seguir alguns passos.

 

Logo que chegar a casa, comece por passar a roupa por água para a libertar do sol ou cloro. 

Leia Também: Descobrimos a solução para roupas manchadas com protetor solar

Na lavagem à mão, encha um recipiente com água fria ou morna. "Não deve usar água quente, senão deteriora o material." Utilize sabão com pH neutro e introduza a peça a lavar, esfregando-a muito suavemente. Depois, passe-a outra vez por água fria limpa e não a torça.

Após a lavagem, forme uma bola com a peça, apertando-a para libertar o excesso de água, para evitar que esta perca a elasticidade. Por fim, deixe-a secar na corda. "No caso de peças grandes, pondere usar um saco de rede para que o peso do tecido molhado não provoque o excessivo alongamento e deformação das fibras", recomenda ainda. 

Leia Também: Esta dica tão fácil faz com que a sanita fique brilhante e cheirosa

Em caso de nódoas, "não deve usar lixívia ou qualquer produto tira-nódoas, sob pena de danificar o tecido". "Tente remover qualquer mancha com um pano embebido em vinagre branco."

A lavagem destas peças na máquina "é menos aconselhável, por poder alterar as cores dos fatos de banho ou reduzir a sua elasticidade", avisa a Deco. Ainda assim, se o fizer, deve optar por um programa de lavagem para roupas delicadas, lavar a frio ou, no máximo, a 30 graus e optar por uma centrifugação muito suave. Não use amaciador nem a máquina de secar.

Leia Também: O truque que precisava para acabar com os maus cheiros do frigorífico

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas