Beber álcool com moderação pode não ser tão benéfico como se pensava
Um novo estudo sugere que beber de forma controlada pode não ser melhor para a saúde do que evitar de todo este tipo de bebidas.
© Shutterstock
Lifestyle Estudo
São vários os estudo feitos nos últimos anos que têm afirmado que beber álcool de forma moderada pode trazer benefícios para a saúde. Contudo, uma nova investigação revelou que não é assim tão vantajoso e que o melhor é mesmo evitar de todo este tipo de bebidas.
A investigação foi publicada no Journal of Studies on Alcohol and Drugs e analisou mais de 100 estudos sobre hábitos de consumo de álcool.
Leia Também: Sofrer de ansiedade aumenta o risco de demência, diz estudo
"Foi um golpe de propaganda da indústria do álcool propor que o consumo moderado prolonga a vida das pessoas", revela Tim Stockwell, um dos autores do estudo.
A investigação mostrou que pessoas que bebiam de forma moderada tinham um risco 14% maior de morrer quando comparado com quem não bebida de todo.
"Os benefícios do álcool para a saúde foram exagerados, enquanto os danos foram subestimados na maioria dos estudos anteriores. Os estudos mais tendenciosos incluíram muitas pessoas que pararam ou reduziram a bebida por motivos de saúde."
Leia Também: Novo tratamento contra doença hepática grave pode estar a caminho
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com