Existem ainda mais motivos para combater o peso a mais. De acordo com um novo estudo, o excesso de gordura, em certos locais do corpo, como os braços e a barriga, aumenta o risco de doenças neurodegenerativas, incluindo diferentes formas de demência. Já o contrário, ou seja, mais força muscular, ajuda a diminuir o risco, afirmam os investigadores, citados na edição norte-americana da Forbes.
Para o estudo, disponibilizado na Neurology, os investigadores analisaram mais de 400 mil pessoas, com idades entre os 40 e os 70 anos, e todas foram seguidas, em média, ao longo de nove anos. Mais tarde foram registados mais de oito mil casos de Parkinson, Alzheimer e outras formas de demência.
Leia Também: Identificado tipo de perda de memória fácil de confundir com Alzheimer
Quando analisaram os dados recolhidos, os investigadores concluíram que os indivíduos com excesso de gordura nos braços tinham um risco 18% maior de desenvolver estas doenças, em comparação com os participantes com baixos níveis de gordura nos braços.
Já os participantes com níveis elevados de gordura na barriga também estavam 13% mais em risco de desenvolver estas doenças neurodegenerativas. Realçam ainda que o risco era ligeiramente mais elevado nos homens do que nas mulheres.
Mas, ao mesmo tempo, os investigadores concluíram que as pessoas com uma força muscular elevada conseguiam reduzir o risco destas doenças graves em 25%.
Leia Também: Cientistas portugueses identificam substância que pode retardar Parkinson