Dicas para evitar dores de cabeça quando passa horas a jogar videojogos
É um problema comum, mas, felizmente, existem formas simples de evitá-lo. Saiba mais.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Durante as últimas décadas os videojogos tornaram-se muito populares especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Trata-se de um passatempo com algum impacto na saúde mental e física. Por isso, Emre Aksu, um porta-voz do 1337 Games, citado no Mirror, explicou como evitar duas consequências muito comuns de passar horas a jogar: dores de cabeça e problemas de visão.
Por exemplo, nestes casos, muitos especialistas recomendam seguir a regra '20-20-20'. Basta fazer uma pausa de pelo menos 20 segundos a cada 20 minutos e olhar para algo que esteja a pelo menos seis metros de distância de si. Fazer pausas mais longas de hora a hora, cerca de 15 minutos, também ajuda evitar problemas oculares significativos ou dores de cabeça.
Leia Também: A inusitada infusão que pode acabar com as enxaquecas
Emre recomenda ainda que utilize um filtro de luz azul no ecrã do computador ou na televisão. Isto pode ajudar a contrariar eventuais problemas. Explica que "muitos computadores portáteis, monitores e televisões têm agora opções incorporadas para limitar a quantidade de luz azul emitida", mas como alternativa pode "comprar ecrãs de vidro de proteção que filtram a luz azul ou usar óculos com filtro de luz azul".
Leia Também: Médico ensina a identificar os três principais tipos de dores de cabeça
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com