Há quanto tempo não limpa as orelhas ao seu patuto? Saiba como fazê-lo
É um passo importante na higiene do seu animal. Veja os cuidados que deve ter. Um veterinário explica tudo.
© Shutterstock
Lifestyle Animais de estimação
Apesar de não ser algo que tenha de ser feito todos os dias, limpar as orelhas ao seu cão deve ser algo a fazer com alguma frequência. Se já não o faz há algum tempo por não saber a melhor forma ideal, um veterinário deixa algumas dicas.
Ao 'website' PetsRadar, a veterinária Hannah Godfrey explica logo à partida que os cotonetes devem ser evitados, assim como qualquer outro tipo de utensílio que pode danificar o canal auditivo.
Leia Também: Os piores alimentos que pode dar ao seu cão, segundo um veterinário
"Nunca coloque nada no ouvido do seu cão que não seja especificamente para esse propósito, pois pode causar dor ao seu cão ou danificar o ouvido interno", refere Hannah Godfrey.
À venda, existem produtos de limpeza específicos que podem ajudar neste processo. "A frequência de limpeza necessária depende de cada cão, da quantidade de cera que produz naturalmente e do seu estilo de vida."
Hannah Godfrey revela que que precisa de ter à mão um líquido apropriado e um pouco de algodão. Peça ajuda a alguém para segurar no animal e evitar que saia do lugar. Se as orelhas estiverem caídas, levante-as ligeiramente.
Coloque o limpador no interior do ouvido e aperte bem. A solução pode cair no chão, mas não há problema. Deve massajar um pouco a base da orelha. Depois, passe o algodão para limpar a sujidade que possa estar a sair. Faça o mesmo para a outra orelha.
Leia Também: Há problema em escovar os dentes do seu cão com uma pasta normal?
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com