Uma viagem mais longa de carro pode trazer algumas consequências para os mais novos. Em certos casos, os enjoos são frequentes e podem afetar grande parte do caminho. Se estiver a ir de férias ou a voltar, é motivo para estragar o momento.
Gonzalo Ros é membro da a Associação Espanhola de Pediatria e deixou alguns conselhos ao jornal El País para conseguir evitar que as crianças fiquem enjoadas com frequência.
"Os primeiros sintomas variam em cada criança, mas os mais comuns costumam ser a palidez do rosto e a sensação de instabilidade", começa por dizer. Uma das primeiras formas de evitar é salvaguardar que não estão de estômago vazio.
"A temperatura também deve estar agradável, entre os 21ºC e os 23ºC. Devem ser evitadas curvas bruscas, cheiros fortes e, claro, fumo de tabaco. Deve ainda fazer pausas frequentes."
Evitar o uso de tablets, telemóveis e ler livros é outra dica. "É melhor incentivar para olhar para coisas que estejam fora do carro. É ainda recomendável que a criança dura durante algum tempo."
E no caso que começar a ver que a criança já não está bem? "Deve abrir imediatamente as janelas para deixar entrar ar ou parar as vezes forem necessárias".
Leia Também: Dicas preciosas para fazer (e organizar) a mala de viagem