"Algumas dicas essenciais para se proteger do sol (e o método ABCDE)"
Um artigo de opinião assinado por Rui Ceia, diretor clínico da Zurich Portugal.
© Reprodução Zurich Portugal
Lifestyle Zurich Portugal
"A incidência do cancro de pele tem aumentado de forma drástica ao longo das últimas décadas, sendo a exposição solar responsável pela maioria dos casos.
Segundo dados do último Registo Oncológico Nacional, partilhados pelo Instituto Português de Oncologia de Lisboa, o cancro da pele é um dos mais frequentes, e os números continuam a aumentar.
Neste sentido, falar sobre exposição solar é essencial.
A exposição é benéfica ou prejudicial para a saúde?
Assim como na maioria das questões relacionadas com a saúde, não há uma resposta simples e direta.
O Sol é essencial para a vida e traz benefícios para a saúde, desde que tenhamos muito cuidado quando estamos expostos! Além de aquecer o planeta e de garantir o funcionamento das cadeias alimentares, o Sol tem efeitos muito benéficos para a saúde. Uma exposição moderada ao Sol pode ter uma ação antirreumática, estimular a síntese de vitamina D3, importante no metabolismo do cálcio, e funcionar como antidepressivo. Pode também trazer benefícios para quem sofre de algumas doenças da pele, nomeadamente a psoríase, a dermatite seborreica ou a acne ligeira.
Mas, a exposição excessiva à radiação solar pode causar lesões graves, principalmente na pele e nos olhos. Entre outras, realço as insolações e o melanoma.
Prevenção
Para prevenção das insolações devemos manter uma boa hidratação, com a ingestão frequente de líquidos, usar roupa adequada escura, chapéu, óculos de sol com proteção UV, assim como protetor solar com fator de proteção superior a 30, aplicando-o cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol e renovando a sua aplicação de duas em duas horas.
Entre as doenças da pele relacionadas com a exposição solar está o melanoma, um dos cancros de pele mais graves. Como existe tratamento quando diagnosticado nos estádios iniciais, o diagnóstico precoce é fundamental. Por isso, é recomendada uma consulta anual com um dermatologista ou o médico de família, e em caso de lesões suspeitas fazer um autoexame de dois em dois meses.
Um processo simples para esse autoexame é o método ABCDE. Consiste em avaliar e acompanhar a evolução de cinco parâmetros das lesões suspeitas: Assimetria, regularidade do Bordo, uniformidade da Cor, dimensões do Diâmetro e Evolução do aspeto.
Não podemos, contudo, esquecer outros cuidados igualmente essenciais para a prevenção das consequências da exposição solar. Devemos iniciar a exposição ao sol de forma gradual, evitar o período entre as 11h e as 17h, e proteger as zonas mais sensíveis. Além da prevenção antes e durante a exposição ao sol, devemos seguir algumas normas após a exposição, como por exemplo evitar banhos quentes, aplicar cremes hidratantes, beber água e consumir frutas e legumes, procurando ter uma boa alimentação rica em antioxidantes.
Atenção
Se respeitarmos as regras de ouro, no que se refere à exposição solar, podemos desfrutar de um verão mais protegido e com boas atividades ao ar livre: evitar o excesso de exposição solar, evitar o sol nas horas de maior calor, aplicar protetor solar antes da exposição solar e reaplicar frequentemente, usar vestuário de proteção e não expor bebés e crianças pequenas ao sol direto."
Leia Também: Saúde? "A resolução dos problemas não se faz, infelizmente, num dia"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com