Existem ainda mais motivos para apostar numa dieta mediterrânica e saudável. Porquê? De acordo com um novo estudo da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos, disponibilizado na Nutrition and Health, seguir uma dieta mediterrânica, em vez de uma dieta ocidental tradicional, pode fazer com que as pessoas sintam menos stress.
Caso não saiba, uma dieta mediterrânica tem como base diferentes vegetais com gorduras saudáveis e inclui sobretudo alimentos saudáveis, explicam os cientistas. Já a típica dieta ocidental distingue-se por incluir múltiplos alimentos processados de alta glicemia e de baixa qualidade.
Leia Também: Psicóloga alerta para cinco sinais de ansiedade que "ninguém vê"
Para analisarem a influência da dieta no stress, os cientistas realizaram um inquérito a mais de 1500 pessoas, onde perguntaram que tipos de alimentos cada um consumia e avaliaram os seus níveis de stress.
Depois, utilizando um modelo de aprendizagem automática, os investigadores concluíram que a dieta mediterrânica está associada níveis mais baixos de perceção de stress e de perturbação mental. Já a dieta ocidental foi associada a uma perceção de stress e de perturbação mental.
Leia Também: Depressão. Exercício e dieta são tão eficazes no tratamento como terapia