O exercício físico é essencial em qualquer processo de emagrecimento. A sua prática não só contribui para a obtenção dos máximos benefícios da redução do excesso de peso e posterior manutenção, como também ajuda a evitar a flacidez muscular, previne patologias músculo-esqueléticas e protege a saúde cardiovascular.
Com isso em mente, Felipe Isidro, diretor de atividade física da PronoKal, sugere em comunicado uma rotina de exercícios para fortalecer as pernas e os glúteos, "sendo estes os grupos musculares a que devemos dar prioridade, uma vez que os músculos das pernas são os primeiros a perder-se com o passar dos anos (conhecido como sarcopenia ou perda de massa muscular), e têm uma relação inversamente proporcional com a gordura visceral".
Leia Também: Especialista sugere modalidade da moda para queimar muitas calorias
"Quanto mais força e músculo nas pernas, menos gordura visceral (a que se encontra na zona abdominal e envolve os órgãos internos)", reforça também, sublinhando que, "além disso, os músculos das pernas aumentam consideravelmente o gasto metabólico basal. Mais, a força das pernas é essencial para o movimento e 'segura' o resto do peso do corpo, pelo que uma melhoria da força das pernas equivale a uma melhor funcionalidade para a vida quotidiana do doente".
Eis oito exercícios recomendados para fortalecer pernas e glúteos. Pode realizar duas ou três séries desta rotina para fortalecer os glúteos e as pernas, e não se esqueça de mobilizar suavemente as articulações como ativação antes de começar. Para maior segurança, adapte os exercícios, as repetições, a velocidade e os descansos às suas capacidades.
1- Cadeira;
2- Agachamento profundo;
3- Agachamento com elevação de perna;
4- Agachamento afundo com salto;
5- Glúteos em quatro apoios;
6- Elevação lateral de perna;
7- Elevação de perna;
8- Elevação de pélvis com perna elevada.
Leia Também: Falta de vitamina D. Nutricionista alerta para cinco sintomas raros