Sim, leu bem. De acordo com um novo estudo, disponibilizado na Neurology, tomar um medicamento específico, chamado ubrogepant, ao primeiro sinal de uma enxaqueca, antes das dores de cabeça começarem, atenua o problema.
Ubrogepant é "um antagonista do recetor do péptido relacionado com o gene da calcitonina, ou inibidor do CGRP, uma proteína que desempenha um papel fundamental no processo da enxaqueca", explicam os investigadores, em comunicado.
Leia Também: Neurologista revela os motivos para ter mais dores de cabeça no verão
Para o estudo, os investigadores analisaram mais de 500 pessoas com enxaquecas, mas que conseguiam perceber quando uma crise estava prestes a acontecer, devido a sintomas precoces como sensibilidade à luz e ao som, fadiga, dor ou rigidez no pescoço ou tonturas. Foram acompanhados durante um ano, no mínimo, e tinham relatado duas a oito crises de enxaqueca por mês nos três meses anteriores ao estudo.
Todos os participantes foram divididos em dois grupos. Então, "o primeiro grupo recebeu um placebo para o primeiro conjunto de sintomas de enxaqueca antes da dor de cabeça, seguido da toma de 100 miligramas (mg) de ubrogepant para o segundo conjunto de sintomas", explicam os cientistas. Já "o segundo grupo tomou ubrogepant no primeiro caso e placebo no segundo caso".
Perceberam assim que 24 horas após a toma do medicamento ou de um placebo, "65% das pessoas que tomaram ubrogepant referiram-se a si próprias como 'nada limitadas - podia fazer tudo', ou 'um pouco limitadas', em comparação com 48% das pessoas que tomaram o placebo.
Duas horas após a medicação, "as pessoas que tomaram o medicamento tinham 73% mais probabilidades de declarar que não tinham 'nenhuma incapacidade, capazes de funcionar normalmente' do que as que tomaram o placebo".
Leia Também: Sempre que come esta fruta desespera com enxaquecas? Não é por acaso