Com que frequência deve ir à casa de banho fazer o 'número dois'? Lembrando que a frequência com que evacuamos depende de muitos fatores, como a dieta, medicação, flutuação hormonal, exercício físico e stress, o médico gastroenterologista Bernardo Oliveira afirma, em declarações ao jornal Metrópoles, que é variável de pessoa para pessoa.
"Muitas pessoas questionam se devem evacuar uma vez por dia, três vezes ou uma vez a cada três dias. Não há como encontrar esse número mágico, porque os movimentos intestinais são algo muito individual", explica ao jornal, no âmbito da rubrica 'Claudia Meireles' sublinhando que o mais importante é defecar "com regularidade e conforto".
Leia Também: Um dos ingredientes favoritos dos portugueses faz (muito) bem ao coração
"Podemos passar dois ou três dias sem evacuar e está tudo bem, desde que entre as evacuações não haja abdominal, sofrimento ou desconforto", reafirma.
Conforme explica um artigo do portal Lusíadas, são consideradas ideais as fezes do tipo 3 (em forma de salsicha, com fissuras à superfície), 4 (em forma de salsicha ou cobra, mais finas, suaves e macias) e 5 (fezes fragmentadas, mas em pedaços com contornos bem definidos, e macias).
Leia Também: Descubra a mezinha caseira (e muito barata) para aliviar o refluxo