Quando lava a roupa coloca o detergente na máquina sem pensar duas vezes. É algo com mais importância do que pensa. Porquê? Usar pouco não faz efeito e exagerar nas quantidades? Que efeitos pode ter? Patric Richardson, o proprietário e fundador de The Laundry Evangelist, citado no site de Martha Stewart, mencionou os sinais de que está a usar demasiado detergente.
Segundo o especialista, as máquinas de lavar mais modernas usam menos água, "isto significa que a utilização de demasiado detergente terá um impacto negativo na limpeza das roupas e da máquina".
Leia Também: Não imagina o que limão e pasta de dentes fazem pela máquina da roupa
Explica ainda que "se utilizar demasiado detergente, a sua máquina não consegue lavá-lo - não há água suficiente no ciclo de enxaguamento".
O que pode acontecer? Por exemplo, o detergente seco pode revestir as fibras dos tecidos, "deixando as suas roupas rígidas e desfazendo as qualidades mais confortáveis do tecido". Já as toalhas podem começar a ser "menos absorventes" e "as roupas de treino não respirarão".
É ainda possível que o interior da sua máquina de lavar roupa comece a ficar com "uma névoa de resíduos de detergente ou desenvolver um odor a mofo", causado pela "acumulação de detergente em excesso", acrescenta.
Leia Também: Coisas que devem ser sempre lavadas separadamente na máquina da roupa