Francisco Quintas, de 25 anos, é o novo chef do restaurante Largo do Paço, que reabrirá em breve no hotel Casa da Calçada, em Amarante, após uma profunda obra de remodelação.
"Haverá uma forte ligação entre a comida e as bebidas, o que valoriza muito a experiência. Vamos tentar transportar um bocadinho essa essência da Casa da Calçada, dos vinhos, do terroir, para o restaurante", adianta o chef, citado em comunicado. "Considero que é sobretudo a influência francesa que causa impacto na minha cozinha. Nota-se ao nível dos bons molhos, naquela ideia de molho no prato, tudo à volta de texturas, dos sabores profundos, dos cozinhados lentos."
Leia Também: O irmão cool do restaurante Boubou’s chegou ao Amoreiras Shopping
O chef Francisco Quintas - o mais jovem chef português a conseguir uma Estrela Michelin - nasceu em Miranda do Corvo, onde cresceu e deu início à sua formação na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Logo aos 16 anos viajou sozinho para o Reino Unido, ainda estudante, para trabalhar e aprender no Chiltern Firehouse, em Londres. Uma experiência que lhe permitiu confirmar a vocação e nele despertou o gosto pela cozinha internacional, que tem alimentado com diversas viagens pelo mundo.
Hotel Casa da Calçada© João Massa/Amazing Evolution e D.R.
Foi no Largo do Paço que, ainda enquanto estudante, decidiu trabalhar aos fins de semana, para poder testemunhar a mestria do chef Tiago Bonito, que ainda hoje considera uma referência. Os sonhos levaram-no ao Aquavit London, seguindo-se o Boury, na Bélgica. O passo seguinte conduziu-o ao De Librije, na Holanda, experiência após a qual se tornou sous chef no Likoké, em França.
Com a cozinha do mundo na bagagem, regressou a Portugal, integrando a equipa da Casa da Calçada. Daí partiu para uma nova experiência, desta feita em Lisboa, no restaurante 2Monkeys, onde, em parceria com o chef Vítor Matos, conquistou a sua primeira estrela Michelin.
Recorde-se que o hotel Casa da Calçada é membro da prestigiada associação Relais & Châteaux. O premiado restaurante Largo do Paço, em Amarante, vai reabrir portas com a promessa de manter o nível de exceção que lhe valeu, em 2004, uma estrela Michelin.
Leia Também: Nola 2.0, o novo restaurante de cozinha saudável do Porto