De acordo com um novo estudo da Universidade Sapienza de Roma, em Itália, disponibilizado na Rheumatology, consumir mais cafeína pode melhorar a saúde do coração. É, no entanto, importante realçar que "será necessário confirmar os resultados através de um estudo longitudinal" para "avaliar o impacto real do consumo de café", explica Fulvia Ceccarelli, a autora principal do estudo, em comunicado.
Então, mais especificamente, os resultados desta investigação sugerem que a cafeína, encontrada no café, no chá e no cacau, ajuda ativamente as células progenitoras endoteliais, o grupo de células que ajuda a regenerar o revestimento dos vasos sanguíneos e está envolvido no crescimento vascular.
Para chegarem a estas conclusões, os investigadores analisaram mais de 30 doentes com lúpus, sem fatores de risco cardiovascular tradicionais. Todos responderam a um questionário alimentar de sete dias.
Mais tarde recolheram o sangue dos doentes para medir a saúde dos vasos sanguíneos. Graças a isto concluíram que os doentes que consumiam cafeína tinham uma melhor saúde vascular, medida através das células endoteliais que formam a importante camada interna dos vasos sanguíneos.
Leia Também: Cuidado com eles! Cinco alimentos que estão a tirar-lhe anos de vida