Prepare-se para a mudança da hora. Este domingo, 27 de outubro, quando forem duas da manhã em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, os ponteiros devem ser atrasados para a uma. Já nos Açores, a mudança faz-se da uma hora para a meia-noite. Será que a hora de inverno afeta os miúdos?
O jornal El País falou com o pediatra Gonzalo Pin para perceber o que pode acontecer com os mais novos. "As crianças pequenas e em idade escolar estão entre as mais afetadas por esta mudança. Será difícil para eles dormir no horário habitual e também acordar", explica.
Desta forma, poderá causar alguma irritação e até dificuldade em manter a atenção. As crianças dormem mais que os adultos e têm horários mais rígidos. "Ao alterar os horários, o relógio biológico fica dessincronizado", continua.
Explica que pode ser algo mais provável de acontecer em crianças até aos quatro ou cinco anos, que são casos em que os relógios biológicos ainda se estão a formar. “Podem ocorrer birras, crises de aprendizagem e até problemas em adormecer.”
E nos recém-nascidos, será que acontece o mesmo? Explica que como têm ciclos de quatro horas, a mudança para o horário de inverno não influencia muito. Revela ainda que uma pessoa pode levar entre cinco a dez dias para habituar-se à mudança.
Leia Também: Sete alimentos que podem ajudar a regular o período