Nunca deve beijar um recém-nascido. Médico explica porquê
É um tipo de carinho reservado apenas para os pais.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Quando visita um recém-nascido tem de ter alguns cuidados essenciais para proteger a criança. Por exemplo, Karan Rajan, um médico e criador de conteúdos, no TikTok, aconselha que lave sempre as mãos antes de pegar um bebé ao colo. Também não deve começar a dar beijos. É um tipo de carinho reservado apenas para os pais.
Porquê? De acordo com o médico, o sistema imunitário dos recém-nascidos está a "sofrer uma espécie de atualização de software", isto significa que nesta fase pode ser muito imaturo e tem menos defesas contra as doenças do que o dos adultos.
Leia Também: Dor persistente na infância pode reduzir tolerância à dor na adolescência
Para além disso, "a sua barreira hemato-encefálica não está totalmente desenvolvida, pelo que mesmo as infeções que causam sintomas ligeiros em crianças mais velhas e adultos, como a constipação comum, podem ser fatais para os recém-nascidos".
Lembra ainda que o sistema imunitário dos recém-nascidos já está a ser "reforçado pelos micróbios partilhados através de coisas como o leite materno e o seu ambiente" e, por isso, "não precisam de ser expostos a vírus e bactérias potencialmente patogénicos" através dos beijos.
Tendo isto em conta, o médico aconselha que os amigos e a família esperem entre dois a três meses para começar a dar beijo a um bebé. Espreite o vídeo completo para ouvir as recomendações.
@dr.karanr Newborn warning!
original sound - Dr Karan Raj
Leia Também: Crianças com asma podem estar em risco de dificuldades de memória
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com