Sim, o sono afeta (e muito) a atitude das crianças, mas, segundo um novo estudo, ter uma hora de deitar consistente pode fazer toda a diferença e melhorar a regulação das emoções e o comportamento dos miúdos.
Para a investigação, uma equipa de cientistas da Penn State College of Health and Human Development e do Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, analisaram os padrões de sono e de comportamento de 143 crianças de seis anos.
Mais especificamente, o estudo, disponibilizado na Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, incentivou os participantes a usar um dispositivo no pulso para medir o seu sono noturno e a sua atividade durante sete dias.
Graças a isto, os investigadores concluíram que "as crianças que tinham horas de deitar consistentes eram geralmente capazes de regular o seu comportamento e emoções", afirmam, em comunicado. Para além disto, os resultados mostraram que "quanto mais a hora de deitar de uma criança variava todas as noites, pior ela regulava o seu comportamento e as suas emoções", acrescentam.
Leia Também: Crianças com asma podem estar em risco de dificuldades de memória