Sim, existe mesmo uma forma errada de assoar o nariz, alerta Zachary Rubin, um alergologista pediátrico, citado no DailyMail. Como assim? "Expirar ar e muco de ambas as narinas ao mesmo tempo pode exercer uma pressão excessiva sobre as delicadas passagens nasais, danificando-as", acrescenta.
Explica ainda que "a pressão pode empurrar vírus e bactérias da região nasal para a parte de trás do canal nasal" para as trompas de eustáquio que ligam o nariz ao ouvido. Isto pode aumentar o risco de infeção no ouvido.
Leia Também: Como aliviar os sintomas de constipação que podem ser piores à noite
Para além disto, "um assoar forte do nariz também pode desencadear uma rápida alteração da pressão atrás do tímpano, o que pode causar dores nos ouvidos e, em casos raros, uma rutura do tímpano".
Já em casos muito raros, "assoar o nariz com demasiada força pode provocar a fratura dos pequenos ossos no interior do ouvido interno", avisa Carl Philpott, um professor de rinologia na Universidade de East Anglia, no Reino Unido, citado no mesmo jornal.
Tendo isto em conta, o alergologista recomenda que comece a assoar mais lentamente e a desobstruir uma narina de cada vez para reduzir a pressão nos seios nasais.
Leia Também: Bebidas quentes ajudam a prevenir constipação? Médico esclarece