Cientistas alertam: O micro-ondas é objeto ainda mais sujo do que imagina

Fique a par das conclusões de um estudo publicado na Frontiers in Microbiology.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
27/12/2024 07:49 ‧ há 16 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Um grupo de cientistas da Universidade de Valência e da Darwin Bioprospecting Excellence SL, em Espanha, mapearam os microbiomas de micro-ondas e descobriram comunidades de micróbios que variam conforme o ambiente e o uso do eletrodoméstico.

 

Os autores do estudo, publicado na Frontiers in Microbiology, analisaram amostras do ambiente interno de 30 micro-ondas - sendo 10 deles de residências individuais, 10 de espaços compartilhados (como refeitórios ou salas de descanso) e 10 de laboratórios de biologia molecular

Leia Também: A sua almofada está bem mais suja do que julga. Lave-a desta forma

Nos micro-ondas domésticos, as bactérias identificadas - incluindo géneros Klebsiella, Enterococcus e Aeromonas - são semelhantes às encontradas noutras superfícies de cozinha. "Embora estas espécies possam representar algum risco à saúde, os níveis encontrados não são mais preocupantes do que os de outras áreas comuns da cozinha", destacaram os autores em comunicado.

Já os micro-ondas usados em laboratórios apresentaram a maior biodiversidade microbiana, com espécies conhecidas por resistirem a condições extremas, como altas doses de radiação, temperaturas elevadas e dessecação. Destacam-se microorganismos como Deinococcus, Hymenobacter e Sphingomonas. "São característicos de ambientes expostos a severas pressões seletivas, como painéis solares ou mesmo resíduos nucleares, embora os micróbios encontrados nos nossos micro-ondas não sejam tão resistentes como estes últimos."

"O micro-ondas pode não ser tão estéril como imaginamos. Mesmo os micróbios que vivem na nossa pele podem resistir ao calor e à radiação dentro dele."

Leia Também: Vitamina B12. Estes são os sinais de perigo a que deve estar atento

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas