Morreu o realizador de cinema David Lynch, co-criador da inovadora série televisiva 'Twin Peaks', que completava 79 anos na próxima segunda-feira, 20 de janeiro. No ano passado, o norte-americano anunciou que tinha sido diagnosticado com um enfisema pulmonar em 2020.
Esta é uma patologia na qual "os pequenos sacos de ar (alvéolos) onde ocorrem as trocas gasosas durante a respiração vão sendo gradualmente destruídos, reduzindo a superfície disponível para essas trocas e, portanto, diminuindo a quantidade de oxigénio que é transportado para o sangue, o que dificulta a respiração", esclarece a CUF. Os sintomas, acrescenta, "desenvolvem-se entre os 40 e os 60 anos". "Trata-se de uma doença que pode não causar indícios durante anos."
Leia Também: Morreu o realizador David Lynch aos 78 anos
A dificuldade respiratória é "a queixa mais comum", refere a CUF. Sabe-se ainda que as unhas e os lábios tendem a adquirir uma coloração azulada ou acinzentada, "o que traduz a dificuldade de oxigenação das extremidades do corpo, e pode causar dificuldade de concentração e um aumento da frequência cardíaca, dado o esforço que o coração realiza para tentar compensar o menor transporte de oxigénio".
Verifica-se ainda uma perda de peso nos doentes, "embora mas fases mais avançadas, pela inatividade que a doença obriga, possa haver um aumento do mesmo". "Na ausência de tratamento, o enfisema pode associar-se a um colapso pulmonar, infeções respiratórias ou problemas cardíacos", alerta a CUF.
Leia Também: Pneumonia por aspiração. A doença que deixou Ângelo Rodrigues em coma