O número de infeções por norovírus tem vindo a aumentar no Reino Unido. O país enfrenta um surto com mais de 900 casos por dia na última semana, segundo dados do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS). É altamente contagioso, causa gastroenterite e conta com vários sintomas que podem facilmente ser confundidos com outro tipo de patologias.
Vómitos e diarreia são alguns dos mais comuns, mas existem mais sintomas a ter em conta. Segundo Amy Edwards, médica do departamento de doenças infeciosas pediátricas do University Hospitals Rainbow Babies & Children's Hospital, nos Estados Unidos, o vírus não se manifesta sempre da mesma forma.
"Duas pessoas podem ter exatamente o mesmo vírus e apresentar manifestações ligeiramente diferentes", revela ao 'website' Health. Além de vómitos e diarreia, a febre é outro dos sintomas mais comuns.
Outros menos frequentes são a fadiga, as dores de cabeça e também no corpo. "Quando o sistema imunitário precisa de tratar de uma infeção, corre sempre o risco de ter estes sintomas virais."
Explica ainda que "cargas virais mais altas são mais frequentemente associadas a doenças sintomáticas ou doenças mais graves".
Quanto ao tratamento, não existe um medicamento em específico. Sabe-se que os sintomas do norovírus podem passar em dois dias sem qualquer tipo de tratamento. Deverá beber bastantes líquidos para evitar desidratação.
Se os sintomas durarem mais de três dias, deverá ser visto por um médico. Quanto à prevenção, a médica explica que deve ser evitado o contacto com pessoas infetadas. Deverá limpar bem a casa uma vez que é um vírus que pode durar várias semanas nas superfícies.
Uma vez que a transmissão pode ser feita a partir das fezes, é importante lavar bem as mãos depois de uma ida à casa de banho.
"O vírus sofre rápidas mutações. É importante garantir que não exista contaminação e reduzir a propagação entre membros da mesma família."
Leia Também: O seu estômago está a enviar importantes sinais. Jamais ignore!