"Fala-se em epilepsia quando ocorrem, pelo menos, dois episódios de convulsões não relacionados com a abstinência alcoólica, hipoglicémia, problemas cardíacos ou outros", começa por dizer o ‘website’ da rede de saúde CUF.
Esta segunda-feira, 10 de fevereiro, assinala-se o Dia Internacional da Epilepsia. Ao 'website' Medical News Today, o neurologista Clifford Segil esclarece alguns dos mitos que estão associados a esta doença. Saiba tudo.
1- Qualquer pessoa com convulsões tem epilepsia
"Apesar de ser a condição mais conhecida, não é a única. Baixos níveis de açúcar no sangue e problemas no coração também estão associados."
Leia Também: Estudo revela a dieta que melhora a saúde do cérebro
2- Pessoas com epilepsia não podem trabalhar
"As pessoas com epilepsia podem trabalhar quando as convulsões são controladas por via da medicação. Existem apenas alguns casos e profissões em que tal não é possível."
3- A epilepsia é contagiosa
"Não existe qualquer base que o comprove. Danos cerebrais, malformações genéticas e lesões são algumas das potenciais causas."
4- Pessoas com epilepsia são emocionalmente instáveis
"A maioria dos casos é controlada com recurso a medicação."
5- A epilepsia é uma doença mental
"Grande parte das pessoas com epilepsia não apresenta problemas cognitivos e psicológicos. Estes problemas acontecem quando a situação é mais grave e não está controlada."
6- Pessoas com epilepsia perdem a consciência e têm convulsões durante as crises
"Existem mais de 40 tipos de convulsões e nem todas são iguais."
Leia Também: Neurocientista elege a bebida que melhor faz ao cérebro. Costuma comprar?