Durante muitos anos, os médicos alertavam os pacientes com asma para os riscos de fazerem exercício físico, tendo em conta a sua condição. No entanto, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostra que os sintomas de asma diminuem em até 70% quando o paciente pratica exercícios aeróbicos.
O estudo testou a reação de 58 pacientes asmáticos, divididos entre os que se exercitavam por 35 minutos numa passadeira, duas vezes por semana, e um grupo que não fazia atividade física. Os investigadores avaliaram a reatividade brônquica, que ocorre quando o asmático tem as vias respiratórias irritadas pelos ácaros ou pó, explicou o coordenador do estudo, Celso Carvalho, fisioterapeuta e professor da USP.
Neste teste os cientistas observaram que os asmáticos que praticavam exercício precisavam de uma maior quantidade de alergénios para fazer com que as vias se fechassem.
Como reporta a Agência Brasil, o estudo conclui que a o facto de a inflamação ter diminuído significativamente entre os asmáticos que praticavam exercício sugere que “o exercício é anti-inflamatório e melhora a qualidade de vida do paciente”, sublinhou o investigador.
Celso Carvalho sublinha que os voluntários neste estudo continuaram a tomar os seus medicamentos para a asma durante o teste.