Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Ideias erradas sobre a depressão

A depressão é um transtorno que atinge muitas pessoas mas, como acontece com outras patologias, tem muitos mitos a ela associados.

Ideias erradas sobre a depressão
Notícias ao Minuto

15:45 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A depressão é uma perturbação do estado de ânimo na qual predomina um sentimento de tristeza, muitas vezes sem razão objetiva, que que muitas vezes é acompanhada de ansiedade.

E, como muitas doenças, especialmente as do foro psicológico, está associada a muitas ideias erradas dispersadas por quem nunca sofreu desta patologia. O site D Medicina reuniu algumas das ideias erradas associadas à depressão.

A depressão demora pouco a tratar. Falso. O tratamento de uma depressão grave pode demorar pelo menos um ano sendo que há sempre o risco de recaída.

Quando tudo corre bem, não há motivos para se deprimir. Falso. As causas da depressão não devem confundir-se com os sinais que revelam que está deprimido. Uma pessoa pode estar deprimida mesmo que tudo pareça estar a correr bem.

A depressão é uma doença crónica que nunca desaparece por completo. Falso. As doenças crónicas acompanham o paciente desde o momento em que a contraem até ao final da sua vida. Com os tratamentos atuais, é possível eliminar todos os sintomas em quase 90% dos casos, relata o D Medicina.

O psicólogo é o profissional que trata a depressão. Parcialmente verdade. O psicólogo pode encarregar-se de tratar os transtornos depressivos num quadro menos grave da depressão. Em casos graves é o psiquiatra que trata o paciente ainda que seja muitas vezes o médico de família o primeiro a detetar o problema.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório