Queijo é tão viciante quanto a cocaína

Lembra-se dos alimentos mais viciantes da Yale Food Addiction Scale? Pois bem, a presença da piza deve-se, afinal, ao extra-queijo.

Notícia

© Pixabay

Notícias Ao Minuto
23/10/2015 20:45 ‧ 23/10/2015 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Estudo

A Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, voltou a olhar para os alimentos mais viciantes e fez uma das descobertas alimentares mais surpreendentes.

Segundo a investigação, o queijo é tão viciante quanto a cocaína e tal deve-se à presença da caseína, uma proteína que liberta opiáceos com o nome de casomorfinas durante a digestão.

Estas substâncias libertadas estimulam os recetores de dopamina – hormona responsável pela sensação de bem-estar e prazer – e levam à sensação de dependência no cérebro, lê-se no site da Condé Nast Travel. Outros produtos de origem láctea podem ter efeitos semelhantes, mas o queijo é o alimento com uma maior aproximação à droga.

Esta nova revelação é uma continuidade de um estudo publicado este ano pela mesma universidade. À data da revelação da Yale Food Addiction Scale, a instituição de ensino já tinha incluído a pizza na lista dos alimentos mais viciantes. Afinal, a culpa esteve este tempo todo no queijo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas