As estrias são cicatrizes que se formam quando se dá a destruição de fibras elásticas e colagénias da pele. Estas marcas são formadas por causa da diminuição da espessura da derme e da epiderme, que se dá quando a pele é obrigada a esticar mas depois volta ao contrair.
O site Bolsa de Mulher listou as principais circunstâncias que provocam estrias.
1. Ganho de peso excessivo ou efeito ioiô. O ganho exagerado ou muito rápido de peso faz com que a pele ganhe estrias e celulite.
2. Alterações endocrinológicas e hormonais. A ausência temporária da menstruação ou definitiva, aquando da chegada da menopausa, também provoca estrias.
3. Gestação. As estrias são mais comuns na gravidez, uma vez que a pele se vê obrigada a esticar muito e rapidamente. Mas podem ser evitadas se a mulher mantiver uma hidratação adequada.
4. Hereditariedade. Fatores biológicos, como a qualidade e a quantidade de fibras colagénias e elastina, ou fatores genéticos, também são determinantes no que toca ao aparecimento das estrias.
5. Má hidratação. É muito importante aplicar diariamente muito creme hidratante, especialmente na barriga, seios, coxas, glúteos e nas costas.
6. Bebidas alcoólicas. O álcool em excesso faz com que o corpo produza grandes quantidades de radicais livres, que são moléculas instáveis que reagem oxidando e danificando as células.
7. Ingerir poucos líquidos. As pessoas que bebem pouca água ao longo do dia têm mais problemas de circulação e consequentemente fazem retenção de líquidos. Uma das causas destas lesões na pele.