A clorofila é a molécula que dá às plantas a cor verde e o responsável pela retenção da luz solar para o processo de fotossíntese.
Este componente está na moda pelo seu valor nutricional e são muitas as pessoas que o adicionam à sua alimentação, seja em forma de suplemento ou de pó (adicionado aos sumos e batidos). Nutricionalmente rica, a clorofila é ainda um agente desintoxicante e promove a limpeza do organismo, libertando-o de toxinas e agentes cancerígenos.
Energia, clareza mental e emagrecimento são outras das vantagens do consumo deste já chamado superalimento, conta a revista Shape, que reuniu alguns dos mais recentes estudos científicos acerca da clorofila.
Um deles, publicado em 2013, revela que a inclusão de clorofila (ou de alimentos ricos neste nutriente) em refeições com alto teor de gordura faz com que o ganho de peso seja menor, principalmente entre as pessoas que já têm peso a mais.
Ingerir com frequência alimentos com elevado valor de clorofila ajuda ainda a controlar o apetite.
Couve, brócolos, salsa, coentros, folhas de beterraba, folhas de nabo, folhas de rabanete, cenoura, abóbora, pepino e vegetais de folha verde (espinafre, alface, acelga, agrião, couve, rúcula) são alguns dos alimentos ricos em clorofila. Algumas algas como spirulina ou chlorella, possuem altas concentrações deste componente.
Algumas curiosidades sobre a clorofila:
Possui mais de 100 nutrientes
Contém vitaminas A, B, C e E
Reduz a retenção de líquidos
Purifica o fígado
Reduz o nível de açúcar no sangue
Tem 17 tipos de aminoácidos
Melhora a memória
Combate a anemia
Fortalece a visão