Há uma linha que une a Diabetes ao Alzheimer. A surpreendente descoberta foi feita por um grupo de investigadores da Universidade de Turku, na Finlândia, e publicada na revista Diabetology.
De acordo com a investigação, citada no Huffington Post, não basta apenas fazer testes de memória e comer ácidos gordos ómega 3 para prevenir o aparecimento do Alzheimer. O controlo dos níveis de açúcar no sangue é tão ou mais importante na precaução do declínio cognitivo.
E são as mulheres que mais se devem preocupar. Diz o estudo que elevados níveis de resistência à insulina fazem com que as mulheres tenham uma menor capacidade cognitiva, uma vez que o lobo temporal fica menor.
Segundo o estudo, “quando a resistência à insulina está presente, não há excesso de insulina a circular no fluxo sanguíneo, o que conduz a um transporte reduzido de insulina para o cérebro”, dificultando o processo cognitivo.
A conclusão surgiu depois de terem sido analisados 5.935 homens e mulheres com idades compreendidas entre os 30 e os 97 anos.