Três frases a eliminar do vocabulário para gerir melhor o dinheiro
Mudar a forma de pensar pode contribuir muito para resolver as suas angústias financeiras.
© DR
Lifestyle Atitude
Fica sempre sem dinheiro um tempo antes de receber e a sua conta está sempre no vermelho? Há sempre imprevistos que fazem com que o dinheiro voe sem dar conta?
A edição brasileira da revista Cosmopolitan destaca que mudar a atitude e forma de pensar pode ajudar a gerir melhor o dinheiro. Comece já por eliminar estas três frases do seu vocabulário:
“Não consigo poupar dinheiro”. Mesmo que não consiga poupar muito dinheiro, é possível poupar. Convencer-se (ou desculpar-se) do contrário não vai contribuir nada para as suas finanças.Recomenda-se que guarde entre 5 e 10% do ordenado mensal mas se o seu salário é baixo pode começar por poupar 20 ou 50 euros por mês. Pode parecer pouco mas vai fazer toda a diferença ao fim de uns meses.
“Ups! Ultrapassei o limite de crédito” / “Ups! Fiquei com a conta a negativo.” Se não é muito bom a gerir o seu dinheiro é essencial que faça um plano ou uma tabela com as suas despesas mensais fixas e que planeie bem como vai usar o cartão de crédito. Faça dele um último recurso e não a primeira opção. Lembre-se acima de tudo que o crédito do seu cartão não faz parte do seu salário e que mais cedo ou mais tarde terá de o pagar, com juros.
“Depois da viagem, vêm as dívidas”. Planeie a viagem e as despesas com a antecedência suficiente que lhe garanta a capacidade de poupar para não ter de depender do crédito nem ser enganado. Aproveite promoções, leve dinheiro vivo para não ter de pagar taxas no país onde está de férias e conseguir controlar melhor os gastos.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com