Livraria portuguesa no top mundial dos espaços 'industrial-chic'
O jornal britânico The Guardian fez uma selecção dos ‘dez dos espaços industriais mais chiques do mundo’. Uma livraria de Lisboa inclui a lista.
© Facebook / Livraria Ler Devagar
Lifestyle The Guardian
São espaços conceptuais ‘cool’ em que o design atrai tanto quanto o que têm para oferecer. Lojas, galerias, restaurantes ou bares que têm um toque ‘industrial-chic’, como destaca o Guardian.
Desde armazéns que agora são morada de restaurantes, bares, galerias e lojas a parques de estacionamento subterrâneos que viraram biblioteca, garagens que agora são um restaurante, fábricas que agora recebem artistas e até uma piscina que agora e o centro de uma ‘concept store’. Locais com morada em Tóquio, Sérvia, Estados Unidos ou Holanda.
A livraria Ler Devagar, na Lx Factory, em Lisboa, inclui-se nesta seleção mundial.
Esta livraria independente abriu em 1999 no Bairro Alto mas depois de várias mudanças de morada, em 2009 instalou-se na Lx Factory, no espaço da antiga gráfica Mirandela. "Se sempre quis ver uma imensa parede de livros, a Ler Devagar é um bom sítio" para ir, garante o Guardian. O jornal britânico destaca ainda a bicicleta voadora, ícone da livraria, e os dois bares (cafés), que proporcionam um “belo ambiente criativo e social para se se imergir”.
Os dez eleitos neste artigo são:
La Sucrière, em Lyon, França (antigo armazém de açúcar que agora recebe artistas); Basilica Hudson, em Nova Iorque, Estados Unidos (antigo armazém que agora recebe “experiências artísticas não convencionais”); Freegan Pony, em Paris, França (armazém transformado num restaurante com uma política anti desperdício de comida); Librairie Avant-Garde, em Nanjing, China (antigo parque de estacionamento subterrâneo transformado em livraria); Hotel de Goudfazant, em Amesterdão, Holanda (antigas garagens transformadas num restaurante moderno); The Spinnerei, em Leipzig, Alemanha (complexo industrial onde se fiava algodão transformado em galerias de arte); Mikser House, em Belgrado, Sérvia (armazém transformado centro artístico); Russell Industrial Centre, em Detroit, Estados Unidos (antiga fábrica que é agora uma “vila criativa”); The Pool, em Tóquio, Japão (antiga piscina aproveitada como peça central de ‘concept store’) e, claro, Ler Devagar, em Lisboa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com