Como o ginásio lhe pode 'prejudicar' a vida

É muito recomendado que pratique exercício físico e o ginásio é um óptimo local para o fazer, mas é preciso ter cuidado ara não sofrer lesões.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
05/04/2016 07:00 ‧ 05/04/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Exercício

Uma das razões por que os utilizadores dos ginásios se lesionam é por não se informarem com um profissional”, antecipa o fisioterapeuta Javier López Marcos, ao El País.

 Achar que se sabe utilizar as máquinas corretamente e que se sabe fazer todos os exercícios pode ser meio caminho andado para se lesionar no ginásio. Ao mesmo meio os especialistas revelaram as principais lesões que acontecem no ginásio e como preveni-las:

Lombalgia por mau uso da bicicleta. Esta dor no fundo das costas é muito comum em pessoas que fazem bicicleta no ginásio e usam o guiador muito baixo ou com o selim demasiado alto, curvando muito as costas e aumentando a tensão lombar. Pedir ajuda para fazer o melhor uso da bicicleta e fazer exercício para fortalecer a zona lombar pode evitar este problema.

Inflamação dos joelhos por correr, em pessoas com excesso de peso. Se acha que os pés são a parte que mais ‘sofre’ quando corre na passadeira, está enganado. São os joelhos. Quando se tem excesso de peso correr na passadeira não é muito recomendado porque pode provocar dor e inflamação nos joelhos. Comece por caminhar apenas e depois à medida que se vai sentindo mais confortável, aumente a velocidade.

Lesões nos ombros por levantar peso a mais. Levantar peso a mais ou com falta de técnica pode provocar lesões nos ombros. Para evitar lesões deve ir tonificando os músculos dos ombros com pouco peso e ir aumentando o peso aos poucos.

Cevicalgia por se posicionar mal nas máquinas. A fisioterapeuta Mónica García Mateos destaca que as lesões no pescoço são muito comuns entre os utilizadores de ginásios que não se colocam corretamente nas máquinas. Durante os exercícios nas máquinas a coluna deve estar direita e o pescoço deve estar alinhado com a coluna.

Contratura por falta de flexibilidade. Uma contractura pode acontecer em qualquer músculo e quando não é tende a tornar-se crónica. Para evitar contracturas deve, além de evitar levantar peso a mais, treinar a sua flexibilidade e aquecer bem antes do treino.

Picadas por querer fazer tudo de uma vez. Querer ser correr super rápido ou fazer um treino super intensivo quando não está habituado a praticar exercício físico pode resultar em sensação de picadas no corpo, à chamada ‘dor de burro’ e até tonturas. Surgem porque o exercício excessivo provoca “pequeníssimas roturas da fibra muscular que dão lugar a uma inflamação muito leve e a dor”, como explica o fisioterapeuta Javier López Marcos.

Para prevenir as picadas deve praticar exercício de forma moderada. E para tratar estes sintomas, esqueça a água com açúcar, os especialistas dizem que a única forma é imergir a zona afetada em água com gelo para diminuir a inflamação e realizar alongamentos que não sejam dolorosos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas