Dicas para conseguir um detox metal e corporal completo
Quando se fala em detox pensa-se, quase sempre, apenas nos sumos verdes que permitem desinchar e perder alguma gordura localizada. Mas o conceito é muito mais do que isso e pode ser a chave para uma saúde plena.
© iStock
Lifestyle Carreira
É tudo uma questão de toxinas… e de eliminá-las ao máximo. Este é o objetivo do detox e uma das promessas mais recentes para uma saúde plena.
As toxinas que se manifestam no interior do organismo não têm apenas origem nos alimentos que são nocivos para a saúde, como as carnes processadas, os produtos industrializados e os alimentos vendidos com quantidades impensáveis de açúcar e gordura saturada. As toxinas podem ter também origem no meio ambiente, no stress, nas emoções, no trabalho e em tudo o que, de uma forma ou outra, pode interferir com o bem-estar e equilíbrio das pessoas.
Como explica ao site Mind Body Green o médico Willian Cole, até mesmo as pessoas com um estilo de vida saudável e com uma alimentação equilibrada estão à mercê dessas mesmas toxinas e do impacto que exercem no organismo e no sistema imunitário (quase sempre negativo).
Contudo, é possível livrar o corpo de um grande parte das toxinas, mas não de todas. São precisos alguns truques e algumas regras diárias – que devem ser incluídos no dia-a-dia – para que o detox mental e corporal seja realizado com sucesso, especialmente quando em causa está algum tipo de doença auto-imune. De acordo com o médico, são estes os passos a seguir.
1 – Fazer um histórico de saúde completo. Anotar todos os problemas de saúde existentes até à data, todas as mudanças corporais feitas (pinturas de cabelo, permanentes, alisamentos, colocação de verniz de gel, botox, cirurgias estéticas, etc,), idas ao dentista e por aí adiante. Apenas com toda esta informação é que poderá ser possível perceber quais os ambientes cheios de toxinas que se visitou e como alteraram a saúde.
2 – Fazer análises sanguíneas e testes de laboratório. Depois de avaliar o passado, há que olhar para o presente e, segundo o médico, nada melhor do que fazer alguns testes sanguíneos aprofundados para perceber, junto de dados recolhidos em laboratório, qual o nível de inflamação que pode estar a acontecer.
3 – Fazer algumas mudanças. Gerir o stress, as emoçoes e excluir os hábitos menos saudáveis da dieta e todos os pensamentos negativos (através da meditação ou da prática de exercício físico) são as formas mais eficazes para acalmar a inflamação e equilibrar o sistema imunitário.
4 – Trocar os tradicionais produtos de limpeza por versões naturais. A presença de químicos na grande parte dos produtos de limpeza é um risco para a saúde e, por isso, William Cole sugere que sejam comprados produtos feitos à base de plantas e rotulados como naturais e isentos de químicos.
5 – Deitar fora todos os purificadores de ar. De spray a velas, passando por equipamentos que se ligam à tomada. Tudo deve ser deitado ao lixo e trocado por aromas naturais de óleos essenciais.
6 – Apostar em plantas. Seja em casa ou no local de trabalho, é também importante ter por perto uma planta que consuma as toxinas existentes no ar. Veja aqui alguns exemplos das plantas que pode ter.
7 – Mudar os produtos de cosmética e beleza. Tudo o que vá entrar em contacto direto com a pele, cabelo e unhas deve ser de origem natural e orgânica. Todos os produtos usados até agora – e repletos de químicos e aditivos – devem ir para o lixo.
8 – Reforçar a metilação. A metilação é um processo bioquímico que ocorre constantemente no corpo e que é responsável pela boa saúde do sistema imunitário. Este processo pode ser apoiado e reforçado com a ingestão de determinados alimentos, como os vegetai de folha verde e vegetais ricos em enxofre (como os brócolos, a couve-flor, a cebola, o alho e os espargos).
9 – Apostar nos superalimentos. O detox pede sempre uma limpeza interna e existem alimentos que são altamente eficazes nessa tarefa, como é o caso do alho, dos coentros e da spirulina.
10 – Beber água filtrada. Quanto mais pura e limpa, melhor.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com