As dores menstruais não desaparecem com o sono, pelo contrário. A vontade de dormir parece fazer aumentar as cólicas e a sensação de mal estar, prejudicando significativamente a qualidade do sono e a capacidade da mulher ter uma noite tranquila.
Arranjar uma posição que seja confortável e que evite algum tipo de sujidade devido ao maior fluxo pode ser um verdadeiro desafio para algumas mulheres. Mas existe uma solução. A revista Glamour falou com alguns especialistas e revelou aquela que é a melhor posição para uma mulher menstruada dormir.
De acordo com os entendidos, dormir numa posição de feto (de lado e com os joelhos junto à barriga) ajuda a aliviar o desconforto uma vez que é uma posição que retira pressão nos músculos abdominais, o que, por si só, ajuda a evitar os espasmos sentidos. Além disso, esta posição pode ainda ajudar a reduzir a saída de fluxo, uma vez que as pernas estão comprimidas, lê-se na publicação.
Mas se dormir como um feto é a posição mais indicada, dormir de barriga para baixo é de evitar, já que se exerce uma maior pressão no útero, o que pode fazer com que a mulher sangre mais e tenha mais dores.
As consequências físicas da menstruação podem ser aliviadas com determinados alimentos e com a adoção de alguns hábitos.