O que deve ser feito todos os dias por uma relação longa e feliz
Pequenos gestos diários podem fazer toda a diferença.
© iStock
Lifestyle União
As relações de longa data podem ser espelho de dois extremos: a união total ou o comodismo. Alguns casais mantêm a chama acesa como se todos os dias fossem o primeiro dia de romance, mas existem outros que se deixam levar pelos problemas e pelas desigualdades, mantendo um compromisso oco.
Em ambos os casos, o amor deve falar sempre mais alto, contudo, é nos casais menos unidos que a psicologia se concentra, tentando encontrar as soluções mais eficazes e certeiras para que a relação seja feliz por muito tempo.
Depois de conversar com alguns especialistas em compromisso e ainda com terapeutas de casal, a revista Prevention revela que pequenos gestos diários podem fazer a diferença para melhor e podem ser o ‘clique’ que faltava em muitos compromissos.
O simples ato de dizer ‘bom dia’, ‘até já’ e ‘boa noite’ aumenta a cumplicidade entre o casal, uma vez que espelha interesse e preocupação, algo que pode ainda ser mostrado com o hábito de preparar o pequeno-almoço à cara-metade. Quando a rotina não é igual e um dos membros sai mais cedo de casa, deixar o pequeno-almoço pronto é um gesto que pode fazer um casal feliz.
Diz ainda a publicação que os elogios nunca se devem esgotar e que os medos e as frustrações devem ser partilhadas, pois só assim o casal se conhece inteiramente e é capaz de trabalhar em conjunto por um compromisso duradouro e feliz.
Olhar nos olhos mostra confiança e desejo e ajuda alguns casais a superarem barreiras físicas que podem estar a comprometer a saúde da relação. E se é para viver uma vida a dois o mais feliz possível, nada como partilhar piadas e manter a boa disposição.
Mas uma relação feliz não pede apenas gestos diários positivos, é também preciso controlar algumas atitudes e evitar outras.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com