Ultimamente parece que está sempre com dores de cabeça? Pode estar com um défice de magnésio.
O magnésio é um mineral essencial de que o corpo humano precisa para centenas de reações bioquímicas. Desempenha um papel essencial na função nervosa e muscular, mas também contribui para o sistema imunitário e força óssea, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda o corpo a produzir energia, entre outras coisas. Portanto, a sua falta ou défice pode provocar problemas em várias áreas.
E, no caso das pessoas que sofrem de dores de cabeça e enxaquecas, os baixos níveis de magnésio podem ser preocupantes.
“A enxaqueca é amplamente considerada uma desordem da excitabilidade cerebral", fazendo com que as pessoas que sofrem de enxaquecas tenham cérebros sensíveis, ou hiper-excitáveis, explicou o Dr. Richard Lipton, vice-presidente de neurologia do Albert Einstein College of Medicine e neurologista na American Migrane Foundation, à revista Self.
O magnésio desempenha um papel chave no que diz respeito à excitabilidade do cérebro, pois os nervos comunicam uns com os outros através da libertação de químicos chamados neurotransmissores. O Dr. Richard Lipton explica: “sabemos que o magnésio bloqueia a libertação de certos neurotransmissores no cérebro incluindo o glutamato, que é um dos principais neurotransmissores excitantes”.
Os estudos também sugerem que durante uma crise de enxaquecas as pessoas têm baixos níveis de magnésio tanto no sangue como no cérebro. O especialista conta que se pensa que quando os níveis de magnésio estão baixos, as células nervosas tendem a libertar mais químicos excitantes que podem estar na origem da sensibilidade cerebral e, portanto, das enxaquecas.
Aumentar o consumo de magnésio pode reduzir o surgimento de enxaquecas, por isso pode recorrer a um suplemento deste nutriente ou apostar numa alimentação rica em fontes de magnésio – como alimentos de folhas de cor verde escura, sementes de abóbora, amêndoas, chocolate preto, abacate ou figos.
[Notícia alterada no dia 1 de setembro às 10h49]