A manga também tem qualidades de 'superalimento'. Conheça-as

Rica em fibra e com propriedades anti-inflamatórias, a manga pode ajudar a travar a obesidade e a diabetes tipo 2.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
13/09/2016 09:30 ‧ 13/09/2016 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo analisou como é que esta fruta tropical pode afetar a saúde do intestino e descobriu que comer manga pode ajudar a travar a obesidade e a diabetes tipo 2.

De acordo com o estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade do Estado de Oklahoma o consumo desta fruta tropical ajudava a evitar a perda de bactérias ‘boas’ - geralmente provocada por dietas ricas em gordura - e essas bactérias por sua vez ajudavam a afastar problemas de saúde como diabetes tipo 2 e obesidade.

Para este estudo os investigadores colocaram 60 ratos de laboratório em um de quatro grupos de tratamento dietético por 12 semanas. Que incluíam um grupo de controlo em que 10% das calorias provinham de gordura, um grupo com dieta rica em gordura – com 60% das calorias provenientes de gordura ou uma dieta rica em gordura em que um ou 10% das calorias provinham de mangas. No final do teste os investigadores concluíram que os ratos cuja dieta rica em gordura tinha o complemento da manga foram os que menos perderam as bactérias benéficas . Perda geralmente induzida pela dieta rica em gordura.

“A manga é uma boa fonte de fibra e já foi reportado em estudos anteriores que tem propriedades anti-obesidade, hipoglicémicas e imunomoduladoras”, disse o professor Edralin Lucas, segundo cita o Daily Mail.

“Os resultados deste estudo em animais mostrou que adicionar manga à dieta pode ajudar a manter e regular a saúde intestinal e os níveis de níveis de bactérias benéficas.”

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas